Certa feita fui convidado a Gerenciar uma equipe de Desenvolvimento de Sistemas.
Fiquei muito contente com o convite mais do que com o salário oferecido na época. Aceitei porque achei que seria um desafio produtivo. Era uma start-up. Nunca havia feito parte de uma.
Não me atentei a certos detalhes: havia clientes, havia pedidos desses clientes, havia equipe montada e havia tecnologia escolhida. Essas eram as premissas, quero dizer, eu não ia poder montar uma equipe do zero, com tecnologia escolhida pensando no que os clientes tinham solicitado. Já estava tudo lá.
A empresa havia sido formada por dois diretores. Nenhum deles com qualquer experiência na direção de nada e nem com o negócio ao qual formaram. Havia uma forte iniciativa, uma enorme vontade de que tudo desse certo.
Com esse panorama, entendi que minha entrada para colaborar seria no intuito de eu ajudá-los justamente nos quesitos técnico-administrativos que eles não possuíam e que eu teria a devida autonomia para traçar as metas, métodos e estruturas de forma a cumprir com o que foi prometido aos clientes no prazo e qualidade que eles almejavam. Realmente eu não poderia ter entendido da forma mais errada.
Eles queriam ter alguém que centralizasse suas ordens, quaisquer que fossem, e que a equipe as cumprisse imediatamente, não importando o que ou para que. Chamei isto de Gestão por Pancadas.
O dia-a-dia era mais ou menos assim:
A equipe chegava, eram repassadas as atividades do dia, eram verificados os problemas que ocorreram no dia anterior, organizava-se o que deveria ser feito e, mão na massa. Então o diretor ia na sala. Falava de tudo o que havia acontecido na reunião com o cliente no dia anterior, tudo o que havia reprometido, tudo o que havia deliberadamente modificado no cronograma e, verbalmente, passava as NOVAS atividades que ele imaginava que deveriam ser feitas para entregar AGORA! E ficava lá. E "pescoçava" por cima dos ombros para ver o que estava sendo feito. E questionava o porque um comando naquela linguagem de programação se escrevia daquela maneira. E contava uma piada, porque na visão dele animava a "galera". E quando ele cansava de atrapalhar: voltava para a sala dele.
Ao final do dia, vinha a bomba! A mudança que ele pediu era tão grande que não dava para mudar de uma hora para outra. E todo mundo ficava "varando" madrugada a dentro para tentar entregar. Lá pelas duas da madrugada, quando não mais tarde (ou cedo) ainda, estava tudo pronto e entregue. Íamos para casa. Tentar dormir porque não havia a "compensação" das horas a mais. Tudo ia para banco de horas. Ele queria todo mundo na empresa às 8 da manhã. Muitos moravam longe, como eu. Ir para casa de madrugada já era complicado. Dormir 3 a 4 horas para estar na empresa cedo era pior ainda. E ai de quem não chegasse ou não viesse.
Resultado: desmotivação, deslealdade, alto turn-over, etc. Ele até hoje não entende porque está na quinta equipe diferente e o mesmo sistema não foi entregue. Ele não entende porque as pessoas precisam dormir mais de 3 horas por noite já que ele é um insone. Como os outros não são? Para que um gerente se ele mesmo já gerenciava por pancadas?
Boa tarde Paulo, gostei do post , mas acho que faltou dizer que conheceu um peruano que concordava com vôce rs Um Abraço
ResponderExcluirHermanito! Obrigado por ler essas merdas que eu escrevo. As vezes nem eu aguento ler.
ExcluirAbraços.
Huummm... acho que já trabalhei nessa caixa aí...
ResponderExcluirNão lembro de ter conhecido você na caixa ... quando foi que trabalhou lá?
ExcluirE eu ainda estou aguardando os 8 Salários no mínimo. Na verdade eu estou esperando os 800 mil reais prometidos. É verdade, recebi trezentos e pouco.
ResponderExcluirNa Verdade, para se ter uma empresa hoje, e daqui para frente vai ficar mais complicado, é necessário se ter um plano ou um rascunho de negócio e seguir uma direção. Vontade todos nós temos de ganhar muito dinheiro e sucesso, prestigio etc....mas na prática poucos conseguem levar uma empresa para a frente. Em resumo, empresa vive de receita e não de despesa. Hoje nenhum empresário empata dinheiro. Quando acontece isso, ou ele vende a empresa ou ele fecha. Eu trabalhei em uma empresa parecida, mas olhando pelo ponto de vista otimista, foi bom para aprender que fairy tale só em filme e neste filme eu prefiro o original, por que o remake do Jonny Dep estava muito fresco. A Metodologia Fairy Tale uses OOmpa Lompas não funciona pois existiam originalmente 315.354.568 OOmpa Loompas trabalhando sob regime de Go Horse. Regards.
Eu estou aguardando a fada do dente, vestida de papai noel, montada num Gnomo com um rolo de 800 mil reais em notas de 2 enfiado na bunda vir me entregar o tal PLR. PLR = Palhaços Levando no Rabo.
Excluir