quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Como começar?

Gerênciar requer talento e vontade. É muito fácil gerenciar uma máquina, basta programa-lá e se estiver tudo certo com ela, tudo vai andar de acordo com o esperado. Se você for um bom gerente, você vai saber quando deve planejar as manutenções para manter a máquina trabalhando corretamente. Quando se é gerente de pessoas seja lá para que atividades, somente acreditar que elas farão aquilo para que foram contratadas não será o suficiente.

Mas isto não é novidade nenhuma. É até obvio. Nem tanto. Liderar é uma arte tanto quanto o é a pintura ou a carpintaria. Para liderar pessoas você tem que gostar de pessoas e se importar com elas. Pessoas respondem melhor a lideres que as compreendam, estimulam e demonstram se importar com suas vidas.

Grande parte das empresas esta preocupada em bater metas, lucrar, ganhar clientes e tudo isto é muito lindo mas, para isto a corporação depende de gente.

Não é raro os proprietários e dirigentes não ligarem a mínima para suas equipes. Eu pergunto para eles: se sua equipe resolver ir toda embora, o que acontece com você? Tenho certeza que você está neste momento formulando uma resposta para refutar minha ideia mas, aqui vai uma para você: se sua equipe sumir, seus prazos estouram e seu cliente vai te tratar como você tratou seus empregados e que culminou no êxodo deles. E seus clientes não vão dar a mínima para você também. Eles vão querer seu produto ou serviço no prazo e com a qualidade que eles esperavam e você vai ter que entregar ou fechar as portas e, acredite, eu já vi muita empresa quebrar por causa disto.

Alguns vão dizer: mas você deve ser algum idiotinha petista de esquerda que quer tornar a corporação refém do funcionário? Pelo contrário. Sou completamente capitalista mas, ao contrário de você que esta sendo contrário aos meus argumentos eu não sou burro e sei que meu sucesso depende daqueles que estão trabalhando comigo e, porque não, por mim, ou você acha que é ao contrário?

Você é o dono do seu negocio e, a não ser que seja um robô, não vai conseguir criar seu produto, vende-lo, aprimora-lo e administrar seu negocio tudo ao mesmo tempo. É para isto que você delega algumas dessas atividades a pessoas. E os colaboradores os quais você escolhe tem que ter a experiência mínima exigida para exercer determinadas funções.

Coisas que dirigentes e proprietários esquecem corriqueiramente é que essas pessoas são seres humanos, limitados, imperfeitos e em busca de desenvolvimento como, aliás, todos somos neste planeta. Até que um dia tenhamos contato com outra humanidade mais desenvolvida do que nós, o que temos à nossa disposição é isto. Desse modo, não adianta querer extrair do seu Gerente milagres. Ele não os fará. Ele fará o melhor que ele puder para atender afinal, não conheço ninguém que acorda cedo, sai de sua casa e vai para o trabalho para ficar brincando. Principalmente pessoas que ocupam cargos de responsabilidade maior, gestão, etc.

Um dos grandes problemas que tenho visto em algumas empresas para as quais trabalhei é que os donos da empresa tinham um sonho de ter o próprio negócio. Só isto. Não necessariamente eles tem expertise para TRABALHAR no negócio que eles possuem. Deste modo, eles querem fazer parte da direção da empresa ao invés de acompanhar o negócio e receber o lucro proveniente do mesmo. Como não tem experiência na administração do negócio, nem experiência técnica, mas querem participar ativamente, atrapalham os colaboradores que foram contratados para dar andamento ao negócio e acabam por tomar decisões equivocadas e que culminam em problemas. E o Gerente é o culpado.

Estou vendo tanto isto em segmentos de negócio diferentes que estou entendendo este movimento como uma doença que está se instalando nas corporações.

Fica uma pergunta: porque alguém abre um negócio do qual não tem capacidade para tocar mas insiste em achar que, da noite para o dia, se transformará em DIRETOR? É para poder dizer aos amigos ou caso seja entrevistado no meio da rua que é DIRETOR de alguma coisa? É só questão de ego? Fica a dúvida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário